Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

#PRASEMPREFENOENO

O COMEÇO....
Nascido no pobre bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, Ronaldo Luis Nazario de Lima provavelmente não pensaria que um dia seria chamado de Ronaldo, O Fenômeno. Mas rapidamente seu talento desabrochou e o mais jovem de três irmãos ganhou fama internacional.
Ronaldo começou jogando futsal com pouca idade em pequenos clubes no Rio de Janeiro. O jogo rápido em uma quadra pequena ajudou a desenvolver uma técnica e controle de bola como nenhum outro. Logo, Ronaldo fez a mudança para o gramado, jogando nas categorias de base do São Cristóvão, um pequeno clube da cidade.
Ronaldo no time de futsal Social Ramos.

Em 1993, com 16 anos, ele assinou o seu primeiro contrato profissional, com o Cruzeiro. Com 59 partidas disputadas pelo clube mineiro, Ronaldo marcou 57 gols. Suas duas partidas mais impressionantes foram contra o Bahia, na qual marcou 5 dos 6 gols de seu time na goleada por 6 a 1, e quando marcou três gols contra o rival Atlético-MG.

Tantas grandes atuações deram ao jogador de 17 anos a vaga de mais jovem atleta integrante da seleção nacional que ganhou a Copa do Mundo de 1994. Ele ficou no banco de reservas durante toda a competição, mas as suas qualidades não foram ignoradas pelos clubes europeus, e logo após a Copa do Mundo ele assinou com o PSV Eindhoven da Holanda.

Os zagueiros o temiam. Os torcedores o adoravamO sucesso continuou quando Ronaldo marcou 66 gols em 71 partidas, ajudando o PSV a ganhar a Copa da Holanda em 1995. Ronaldo também foi artilheiro do Campeonato Holandês nessa temporada.

EUROPA.....
Em 1996, Ronaldo foi comprado pelo Barcelona para preencher a vaga deixada por outro atacante brasileiro, Romário. Em dez meses de Barcelona, Ronaldo marcou 34 gols em 37 jogos e conquistou a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Re-Copa da Europa. Foi também na Espanha que Ronaldo criou a sua comemoração de avião.
Com todos os méritos, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo durante dois anos consecutivos, em 1996 e 1997.
Por ter sido uma criança muito magra, foi apelidado de Ronaldinho por muitos anos, mas mudou completamente seu porte físico quando, em 1997, se transferiu para a Inter de Milão. Ronaldo tinha 21 anos quando todo o seu talento, velocidade e habilidade fizeram com que a fanática imprensa italiana o apelidasse de “Fenômeno”. Sua primeira partida pelo time azul e preto foi um amistoso contra o Manchester United e atraiu mais de 60 mil torcedores ao estádio Giuseppe Meazza. Os gols de Ronaldo a Inter de Milão a conquistar a Copa da UEFA em 1998.



Primeira contusão no joelho
Em novembro de 1999, Ronaldo sofreu uma contusão no joelho durante a partida entre Inter de Milão e Lecce. Cinco meses depois, ele retornou contra a Lazio, e apenas 7 minutos depois, machucou o mesmo joelho novamente, porém de uma forma muito mais grave, e dessa vez poderia ficar de fora do futebol por até 1 ano e 5 meses. Para muitos críticos, esse era o fim do Fenômeno. Ele tinha apenas 24 anos na época.
A Primeira volta por cima.
O técnico Luis Felipe Scolari surpreendeu muitos críticos quando em 2002 decidiu convocar Ronaldo para a seleção que iria viajar para a Copa do Mundo da Coréia-Japão. Muitos preferiam ver Romário como o atacante do time, e consideravam Ronaldo fora de forma e acabado para o futebol.
Durante a Copa, Ronaldo provou ao mundo o contrário. Com oito gols no torneio, ele não só se tornou o artilheiro como também ajudou seu time a conquistar a sua quinta Copa do Mundo. O Fenômeno estava de volta!
Novamente eleito o melhor jogador do mundo no ano de 2002, Ronaldo se viu em uma polêmica transferência para o Real Madrid. A transação custou cerca de 39 milhões de Euros aos cofres dos Merengues. Lá jogou com Zidane, e juntos ajudaram o time a conquistar o Campeonato Espanhol, com Ronaldo sendo o artilheiro da competição.
A próxima temporada não foi boa para o Real Madrid. O time contava agora com Roberto Carlos, Raul, Luis Figo, David Beckham, Ronaldo e Zidane como estrelas, mas os “Galácticos” – como eram conhecidos – falharam na tentativa de conquistar qualquer título, e algumas contusões musculares acabaram abalando o relacionamento entre Ronaldo e o clube. Mesmo com todos os problemas, o Fenômeno disputou 127 patidas pelo Real Madrid e marcou 83 gols.
A Copa do Mundo de 2006 foi marcante para Ronaldo. Mesmo com o Brasil não passando das quartas-de-final ao ser derrotado pela França por 1 a 0. Os três gols de Ronaldo na competição deram a ele o título de maior artilheiro de todos os tempos em Copas do Mundo, com um total de 15 gols em 4 participações

Milan e o novo drama
Em Janeiro de 2007, Ronaldo começou a negociar sua transferência para o Milan, mas o Real Madrid não queria liberar o atacante até o final de seu contrato. Após algumas semanas de conversas com os diretores do Real, um acordo foi alcançado. Ronaldo concluiu a sua transferência para os Rossoneri no dia 30 de janeiro e recebeu a camisa de número 99.
Os primeiros meses em Milão foram ótimos para Ronaldo. Em seu segundo jogo pelo Milan, ele marcou dois gols e deu assistência para um terceiro na vitória de seu time sobre o Siena por 4 a 3. Parecia que Ronaldo seria o substituto ideal para o ucraniano Shevchenko, que havia sido negociado com o Chelsea, e o brasileiro Ricardo Oliveira, que não produziu o esperado.
Mas as coisas começaram a dar errado quando no aquecimento para o jogo contra o Benfica, Ronaldo sofreu uma contusão muscular.
A contusão causou preocupação ao clube italiano, e provocou um interesse do Flamengo em contratar Ronaldo. O jogador é um torcedor declarado do Rubro-negro carioca e sua negociação com o clube parecia concretizada, quando o Milan confirmou que renovaria o contrato com Ronaldo até junho de 2008.
No dia 12 de janeiro de 2008, Ronaldo jogou uma partida memorável, e junto com Kaká e a nova estrela Alexandre Pato, ajudaram o Milan a bater o Napoli por 5 a 2. Ronaldo marcou dois gols na partida. Mas um mês depois, em uma partida contra o Livorno. O Fenômeno encarou o seu pior pesadelo novamente. Uma ruptura no tendão patelar do joelho esquerdo, a mesma contusão que Ronaldo teve em 1999 e 2000 quando atuava pela Inter de Milão.
Outra volta por cima
Corinthians
No dia 9 de Dezembro a diretoria do Corinthians anunciou a contratação de Ronaldo para 2009.
Depois de quase dois meses de treinos intensos e algumas polêmicas, o jogador estreou pela equipe num jogo em Itumbiara, Goiás, pela Copa do Brasil. Jogou poucos minutos e não marcou gols.
Dias depois, no entanto, no dia 8 de março de 2009, em Presidente Prudente, Ronaldo fez história de novo ao entrar contra o Palmeiras no clássico, quando o Corinthians perdia por 1 x 0. Fez quatro boas jogadas incluindo o gol, de cabeça, aos 47 minutos, que decretou o empate para delírio da torcida corintiana.


Em 14 de fevereiro de 2011 ele anucia o FIM de sua carreira como jogador....



#PRASEMPREFENOMENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário